Paciente que recebeu rim errado volta à lista de transplantes como prioridade no RN

O paciente que recebeu um rim incompatível durante cirurgia realizada no Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), em Natal, voltou para a lista nacional de transplantes com prioridade. O homem que deveria ter sido o receptor correto do órgão também foi recolocado na fila com a mesma classificação. A medida foi confirmada nesta quinta-feira (25) pelo Ministério da Saúde.

A confusão ocorreu devido à semelhança entre os nomes dos pacientes. O rim chegou a ser implantado em um homem que não era o destinatário correto e, por não ser compatível com seu tipo sanguíneo, o organismo reagiu negativamente. Ele precisou ser internado na UTI, recebeu alta no dia 22, mas continua em acompanhamento hospitalar. O órgão acabou perdido e não pôde ser aproveitado.

O Ministério da Saúde informou que o paciente que passou pela cirurgia equivocada receberá assistência integral pelo SUS, incluindo suporte clínico, psicológico e medicamentoso. O erro, segundo a pasta, ocorreu dentro do hospital, na etapa de convocação para o procedimento.

O Huol, que é vinculado à UFRN e administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), abriu investigação interna com prazo de até 60 dias para apurar responsabilidades. A unidade ressaltou que é referência em transplantes no país, já tendo realizado mais de 850 procedimentos de rim e córnea.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados