O presidente da Bolívia, Rodrigo Paz Pereira, afirmou neste domingo (9) que o país encerrou o período de escassez de combustíveis que se estendia há meses. A declaração foi feita durante a chegada de um comboio de caminhões-tanque à cidade de El Alto, responsável por transportar diesel e gasolina a diversas regiões do país.
Paz liderou pessoalmente o grupo de veículos, acompanhado pelos ministros de Economia e Hidrocarbonetos. Em ato simbólico, ele removeu uma barreira para permitir a passagem dos caminhões e declarou que o governo trabalha para garantir o fornecimento estável de combustíveis à população.
Segundo o presidente, o reabastecimento foi possível graças a acordos internacionais e a um novo plano logístico de distribuição. O ministro de Energia, Mauricio Medinaceli, informou que o objetivo é acabar com as longas filas nos postos e estabilizar o mercado interno.
A falta de combustíveis havia sido causada pela escassez de divisas e pela redução nas receitas do setor de petróleo. O problema gerou aumento nos preços de bens essenciais e prejuízos à economia boliviana nos últimos meses.






