A cidade de Natal inaugurou neste domingo (21) o serviço de patinetes elétricos, que estará em fase de testes por 120 dias em pontos estratégicos como Ponta Negra, Praia de Miami e Praia do Meio. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e uma empresa privada, com 600 patinetes disponíveis para uso da população.
O uso dos patinetes é restrito a maiores de 18 anos, com circulação permitida apenas em ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, e velocidade máxima de 20 km/h. Os equipamentos devem ser retirados e devolvidos exclusivamente nos locais indicados no aplicativo, sob risco de serem recolhidos pela empresa caso fiquem estacionados em áreas irregulares.
Para desbloquear o patinete, o usuário precisa baixar o aplicativo pelo QR Code disponível no veículo e realizar um cadastro. O custo para liberar o equipamento é de R\$ 1,99 nos dias úteis e R\$ 2,99 nos fins de semana, além de uma cobrança por minuto que varia entre R\$ 0,59 e R\$ 0,89. Também estão disponíveis pacotes mensais para os usuários frequentes.
Embora o uso de capacete não seja obrigatório, é recomendado especialmente em trajetos noturnos. As autoridades reforçam que os patinetes não podem ser usados em vias com trânsito intenso, como a BR-101, e que as ciclovias e ciclofaixas são os locais adequados para a circulação, garantindo a segurança dos usuários e pedestres.






