Moraes defende condenação de nove acusados por participação em trama golpista

O ministro Alexandre de Moraes votou pela condenação de nove dos dez investigados no chamado núcleo 3 do processo que apura ações para tentar impedir a posse presidencial após as eleições de 2022. Segundo o julgamento em curso no Supremo Tribunal Federal, o grupo seria composto por militares das Forças Especiais do Exército e por um agente da Polícia Federal envolvidos em planejamentos de ataques e articulações contra autoridades.

Durante a análise do caso, Moraes pediu a absolvição de um dos acusados, o general da reserva Estevam Theophilo. O ministro entendeu que as provas contra ele se resumiam a informações de colaboração premiada e a um depoimento posteriormente retificado pelo ex-comandante do Exército, o que, para Moraes, não sustenta uma condenação.

Para os demais integrantes, o ministro votou pela condenação por crimes como organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e deterioração de bens públicos. Ele afirmou que mensagens coletadas na investigação mostram tentativas de uso de tropas, monitoramento de autoridades e disseminação de versões falsas sobre o processo eleitoral como estratégia para criar ambiente favorável à ruptura.

Moraes ainda propôs penas diferentes para dois dos réus, entendendo que eles incitaram animosidade contra instituições, mas não formaram vínculo com a organização criminosa. O julgamento segue com os votos dos ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados