Ministro Flávio Dino encaminha à PF relatório da CGU sobre irregularidades em emendas PIX

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, enviou nesta segunda-feira (8) à Polícia Federal um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) que aponta falhas na aplicação das chamadas “emendas PIX”. Segundo o levantamento, persistem problemas de transparência e rastreabilidade nos repasses feitos a municípios de 13 estados.

As emendas PIX, criadas em 2019, consistem em transferências especiais de recursos por parlamentares diretamente a estados e municípios, sem necessidade de projeto ou convênio. O relatório da CGU analisou os 20 municípios que receberam os maiores valores em 2024, totalizando cerca de R$ 20 milhões, equivalentes a 25,8% de R$ 72 milhões vinculados a 481 planos de trabalho.

A CGU identificou irregularidades em todos os casos auditados, incluindo falta de rastreabilidade e de transparência na aplicação dos recursos. Nenhum dos municípios atingiu o nível adequado de clareza ou detalhamento exigido, segundo o órgão. O relatório destaca a necessidade de ajustes significativos para garantir a correta utilização dos recursos públicos.

Flávio Dino determinou que a Polícia Federal avalie se há indícios de crimes e decida sobre a abertura de novos inquéritos ou a inclusão dos fatos em investigações já em andamento. O ministro ressaltou que as auditorias indicam a permanência de irregularidades generalizadas, contrariando decisões do STF sobre o uso de recursos da União.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados