Lula veta mudanças na Lei da Ficha Limpa aprovadas pelo Congresso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou, nesta segunda-feira (29), trechos do projeto que alterava a Lei da Ficha Limpa e que havia sido aprovado pelo Congresso no início de setembro. A decisão será publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (30) e impede a redução do período de punição para políticos cassados.

A proposta previa flexibilizar os prazos de inelegibilidade, permitindo que a contagem começasse a partir da condenação em órgão colegiado e não apenas após o fim do mandato do político. Na prática, a mudança beneficiaria parlamentares, governadores, prefeitos e vices cassados por irregularidades. O texto também fixava em oito anos o prazo de inelegibilidade, com possibilidade de chegar a 12 anos em casos de múltiplas condenações.

A decisão presidencial foi embasada em pareceres técnicos da Advocacia-Geral da União (AGU) e do Ministério da Justiça, que consideraram a mudança inconstitucional e prejudicial ao combate à corrupção. Para os órgãos, a alteração enfraqueceria avanços conquistados desde a aprovação da Lei da Ficha Limpa, em 2010, considerada um marco no fortalecimento da ética na política brasileira.

Com o veto, caberá ao Congresso Nacional decidir se mantém ou derruba a medida em votação conjunta de deputados e senadores. O episódio reacende o debate sobre os limites da lei e expõe mais uma frente de disputa entre o Executivo e o Legislativo.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados