Lula terá decisão final sobre possível extradição de espião russo preso no Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será responsável pela decisão final sobre o futuro do cidadão russo Sergey Vladimirovich Cherkasov, preso em Brasília desde 2022. Condenado por uso de documentos falsos, ele cumpre pena em penitenciária federal até 2027, mas pode ter a extradição analisada antes do fim da sentença.

O pedido apresentado pelo governo da Rússia está em avaliação no Ministério da Justiça, por meio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional. Recentemente, a pasta recebeu comunicação da Justiça Federal informando que não há mais ações pendentes no Distrito Federal que impeçam a análise do caso.

Órgãos como a Polícia Federal, tribunais federais e ministérios públicos também foram consultados para confirmar a inexistência de investigações em andamento. Atualmente, Cherkasov não responde a novos inquéritos individuais, embora seu nome apareça em apurações mais amplas sobre atividades de espionagem estrangeira no país.

Com a análise técnica em andamento, a decisão final caberá ao Palácio do Planalto. A definição levará em conta aspectos jurídicos e diplomáticos, podendo resultar ou não na autorização da extradição solicitada pelo governo russo.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados