O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou neste domingo (21) a Nova York, nos Estados Unidos, para representar o Brasil na 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas. A programação oficial do presidente acontece entre segunda (22) e quarta-feira (24), com a presença de ministros, incluindo o chefe do Itamaraty, Mauro Vieira, e especialistas do governo. Tradicionalmente, o Brasil será o primeiro país a discursar na abertura do Debate Geral, marcada para terça-feira (23).
Lula fará seu pronunciamento logo após as falas do secretário-geral da ONU, António Guterres, e da presidente da Assembleia, Annalena Baerbock, da Alemanha. A abertura do evento é vista como uma chance de apresentar as prioridades da política externa brasileira à comunidade internacional. O tema desta edição é “Melhor Juntos: 80 Anos e mais para paz, desenvolvimento e direitos humanos”.
Durante a Assembleia, o presidente brasileiro terá reuniões com líderes mundiais e o secretário-geral das Nações Unidas, reforçando o diálogo e a cooperação internacional. O governo brasileiro espera que o encontro contribua para ampliar o reconhecimento do Estado Palestino por mais países, destacando a importância de negociações equilibradas para uma paz duradoura na região.
Na quarta-feira (24), Lula também participará da segunda edição do evento “Em Defesa da Democracia”, que será copresidido junto com os presidentes do Chile, Gabriel Boric, e da Espanha, Pedro Sánchez. A iniciativa busca fortalecer o multilateralismo e o Estado de Direito, combatendo o extremismo, a desinformação e ameaças às instituições democráticas no mundo.






