Lula critica sanções dos EUA e defende Moraes: “Interferência inaceitável”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como “inaceitável” a interferência do ex-presidente Donald Trump e do governo dos Estados Unidos no sistema de Justiça brasileiro, após o anúncio de sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Em nota divulgada nesta quarta-feira (30), Lula se solidarizou com o magistrado e afirmou que a medida atenta contra a soberania nacional.

A Casa Branca acusa Moraes de violar direitos humanos e perseguir cidadãos americanos, justificando sua inclusão na lista de sanções da chamada Lei Magnitsky. O governo brasileiro, no entanto, rebateu com veemência o conteúdo do decreto, argumentando que as acusações têm “motivação política” e violam princípios básicos das relações diplomáticas entre países soberanos.

Além das sanções, os EUA também anunciaram um tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros, com impacto direto nas exportações do agronegócio e da indústria. Moraes, que é relator de processos envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e sua relação com atos golpistas, também foi citado como parte da justificativa da Casa Branca para as medidas.

Lula enfatizou ainda que a independência do Judiciário é um pilar da democracia brasileira e que nenhuma decisão externa poderá abalar essa estrutura. O Planalto afirmou que está avaliando os impactos econômicos das medidas americanas e que tomará providências para proteger trabalhadores, empresas e a economia nacional.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados