Lula critica ações de Israel em Gaza e defende Estado Palestino na ONU

Durante uma conferência nas Nações Unidas, em Nova York, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou duramente a atuação de Israel na Faixa de Gaza, classificando a situação no território palestino como “genocídio” e “limpeza étnica”. O encontro internacional teve como foco a busca por soluções pacíficas para o conflito entre israelenses e palestinos, com ênfase na implementação da proposta de dois Estados.

Lula apontou que a ofensiva israelense compromete os esforços para a criação de um Estado Palestino e acirra ainda mais a crise humanitária na região. No mesmo evento, países como França, Reino Unido, Portugal, Austrália e Canadá formalizaram o reconhecimento da Palestina como nação soberana, ampliando a pressão internacional por um cessar-fogo e pela retomada do diálogo.

O presidente brasileiro destacou o impacto devastador da guerra sobre a população civil, incluindo a destruição em larga escala de residências, a falta de alimentos e o elevado número de crianças vítimas dos ataques. Ele reforçou a condenação aos atos cometidos pelo Hamas, mas ressaltou que o direito de defesa não pode justificar ações que colocam civis inocentes em risco.

Lula também anunciou medidas adotadas pelo Brasil, como o reforço no controle da entrada de produtos oriundos de assentamentos israelenses e a manutenção da suspensão de exportações de materiais de defesa. Além disso, sugeriu a criação de um mecanismo internacional similar ao comitê das Nações Unidas contra o apartheid, destacando que israelenses e palestinos têm o mesmo direito à paz e à autodeterminação.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados