Lula amplia gratuidade na conta de luz para 14 milhões e descontos para 60 milhões de brasileiros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concluiu a análise da Medida Provisória que reformula o setor elétrico e amplia benefícios tarifários para a população de baixa renda. Segundo fontes do Palácio do Planalto e do Ministério de Minas e Energia, a MP deve ser enviada ao Congresso ainda esta semana, com previsão de entrar em vigor já em junho. A proposta estabelece gratuidade total na conta de luz para 14 milhões de brasileiros e descontos progressivos para outros 46 milhões – totalizando 60 milhões de beneficiados.

Como funcionará o novo modelo:

  • Gratuidade total para famílias com renda per capita de até ½ salário mínimo (R$ 706), cadastradas no CadÚnico e consumo mensal de até 80 kWh
  • Descontos proporcionais para quem consumir entre 80 kWh e 120 kWh
  • O custo estimado de R$ 4,5 bilhões/ano será financiado pela redução de subsídios às energias renováveis (eólica e solar)
  • Contas dos demais consumidores terão reajuste médio de 1,4%
  • A partir de 2027, todos os consumidores poderão escolher sua fornecedora de energia, como ocorre com operadoras de telefonia

A medida já gera disputa política, com oposição criticando o modelo de financiamento. O ministro Alexandre Silveira rebateu críticas de Bolsonaro, afirmando que a portaria do governo anterior beneficiava apenas grandes consumidores. O governo projeta que a MP, em ano pré-eleitoral, pode se tornar uma marca do terceiro mandato de Lula, com impacto direto no bolso de milhões de famílias vulneráveis.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados