Uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi protocolada contra o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias, o atual prefeito Paulinho Freire e outros envolvidos, sob acusação de abuso de poder político e econômico durante as eleições municipais de 2024.
O pedido feito à Justiça Eleitoral busca a cassação dos diplomas de Paulinho Freire, da vice-prefeita eleita, Joanna Guerra, e dos vereadores Daniell Rendall e Irapoã Nóbrega. Além disso, a ação pede que todos sejam declarados inelegíveis por oito anos.
Outro nome citado no processo é Victor Matheus Diógenes Ramos de Oliveira Freitas, diretor técnico da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal (ARSBAN). Além das punições políticas, a ação também solicita a aplicação de multa aos envolvidos e o envio de informações ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e à Controladoria Geral do Município.
O juiz da 4ª Zona Eleitoral de Natal determinou que os citados na ação sejam notificados para apresentar defesa. O caso agora segue em tramitação na Justiça.