Justiça italiana se manifesta a favor da extradição de Carla Zambelli

O Ministério Público da Itália emitiu parecer favorável ao pedido de extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), atualmente presa preventivamente no país europeu. A decisão foi encaminhada à Corte de Apelação de Roma, responsável pela análise do caso, e se baseia no risco de fuga da parlamentar, que se encontra detida desde julho.

Zambelli deixou o Brasil pouco depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) decretar sua prisão preventiva em 4 de junho de 2025. O mandado foi expedido no contexto de uma condenação por invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e falsidade ideológica, em associação com o hacker Walter Delgatti Neto.

O processo de extradição conta com o acompanhamento da Advocacia-Geral da União (AGU), que atua para garantir a execução das decisões judiciais brasileiras no exterior. As autoridades dos dois países vêm cooperando desde a captura da deputada em território italiano.

Além da primeira condenação, Zambelli também foi sentenciada a cinco anos e três meses de prisão pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal, referentes a um episódio de 2022. A pena inclui ainda multa de 400 salários-mínimos e perda do mandato parlamentar após o fim dos recursos.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados