Imprensa internacional repercute julgamento de Bolsonaro e fala em ‘golpe esquisito e bárbaro’

O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), que começa na próxima terça-feira (2), tem sido acompanhado de perto pela imprensa internacional. A cobertura destaca tanto a gravidade das acusações de tentativa de golpe de Estado quanto o impacto político da decisão que deve sair até 12 de setembro.

A revista The Economist classificou a tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023 como “esquisita e bárbara” e afirmou que o Brasil está oferecendo uma lição de democracia aos Estados Unidos. Já o New York Times questionou se o STF estaria apenas defendendo a democracia ou ultrapassando os limites de sua atuação, ressaltando ainda a pressão feita pelo ex-presidente americano Donald Trump em apoio a Bolsonaro.

A Bloomberg enfatizou divisões dentro da família Bolsonaro, destacando que a postura de Eduardo Bolsonaro em relação às tarifas impostas por Trump acabou fortalecendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Guardian, por sua vez, chamou atenção para a prisão domiciliar e a vigilância constante sobre o ex-presidente, após a descoberta de um rascunho de pedido de asilo à Argentina.

O jornal francês Le Monde também repercutiu a situação, citando a avaliação de Bolsonaro como “risco de fuga” e destacando as declarações de Lula, que classificou as articulações de Eduardo Bolsonaro no exterior como “uma das piores traições” da história do país.


Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados