O Ministério dos Transportes anunciou nesta sexta-feira (9) que começou a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para condutores considerados “bons condutores”. O processo é gratuito e dispensará exames ou deslocamento até os Detrans.
A medida abrange motoristas que não tiveram pontos ou infrações nos últimos 12 meses e que estão inscritos no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). A renovação será realizada de forma digital e notificações serão enviadas pelo aplicativo CNH Digital.
O ministro Renan Filho afirmou que 70% dos condutores que deveriam renovar a carteira entre 10 de dezembro e 7 de janeiro se enquadram nos critérios e poderão ter o documento atualizado automaticamente. Ainda nesta sexta-feira, cerca de 371 mil motoristas receberão a notificação, representando uma economia estimada de R$ 122 milhões em taxas.
Algumas restrições se aplicam: motoristas com 70 anos ou mais, aqueles com validade reduzida por recomendação médica ou pessoas entre 50 e 69 anos que só poderão usar a renovação automática uma vez. Os condutores que desejarem a versão impressa da CNH precisarão solicitar no Detran e pagar pelo serviço.





