O Ministério do Trabalho e Emprego está reunindo informações sobre os brasileiros que atuam sob a escala de trabalho 6×1. Conforme comunicado à CNN, a pasta está compilando esses dados, com previsão de divulgação até meados deste ano.
Atualmente, os registros de emprego formal no país, como o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), não especificam a quantidade de dias trabalhados, focando apenas na carga horária semanal. Dados da Rais 2023 indicam que 33,5 milhões de brasileiros cumprem jornadas de 41 a 44 horas semanais, o que pode sugerir que muitos estão inseridos na escala 6×1.
Especialistas apontam que a ausência de informações detalhadas dificulta a compreensão do perfil desses trabalhadores. Daniel Duque, economista e pesquisador do FGV Ibre, destaca a importância de conhecer aspectos como renda, qualificação, gênero e faixa etária desses profissionais para avaliar os possíveis impactos de eventuais mudanças na escala 6×1.