Governo do RN restringe uso de água no Canal do Pataxó em meio à seca

O Governo do Rio Grande do Norte declarou situação de escassez hídrica no Canal do Pataxó e no trecho perenizado do Rio Pataxó, entre os municípios de Itajá e Ipanguaçu, no Vale do Açu. A medida foi publicada pelo Instituto de Gestão das Águas (Igarn) e estabelece restrições para irrigação, consumo doméstico e uso na pecuária.

Entre as medidas, irrigantes da margem direita do rio poderão acionar bombas apenas às segundas, quartas e sextas-feiras, enquanto os da margem esquerda terão autorização às terças, quintas e sábados. Aos domingos, a irrigação será proibida em ambas as margens. O funcionamento de sifões foi limitado a 11 horas diárias, das 6h às 17h, e o uso da água para encher açudes, lagoas ou barreiros está proibido. O descumprimento das regras pode levar à advertência ou suspensão do direito de uso.

O último levantamento do Igarn mostra que os 69 reservatórios monitorados no estado estão com 44,79% da capacidade total. A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, a maior do RN, registra 53,63%, enquanto 12 reservatórios apresentam níveis críticos, com menos de 10% da capacidade, incluindo Itans, Passagem das Traíras e Mundo Novo.

O órgão estadual informou que as medidas serão reavaliadas em 16 de outubro, considerando a eficácia das restrições e a possibilidade de novas ações caso a situação do abastecimento não melhore. O descumprimento das regras poderá resultar em penalidades, incluindo a suspensão do uso da água.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados