Governo corre contra o tempo para aprovar MP que pode garantir R$ 17 bilhões em arrecadação

O governo federal tem até esta quarta-feira (8) para conseguir a aprovação da Medida Provisória (MP) 1303 no Congresso Nacional. A proposta, que passou com margem apertada em comissão mista, precisa ser votada na Câmara dos Deputados e no Senado para não perder validade. A medida é estratégica para as finanças da União e pode gerar cerca de R$ 17 bilhões em 2026.

A MP altera regras de tributação sobre investimentos, empresas de tecnologia financeira e compensações tributárias. Ela surgiu como alternativa ao decreto que aumentava o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), oferecendo uma solução para reforçar a arrecadação federal em um ano pré-eleitoral, sem recorrer ao aumento de impostos diretos sobre a população.

Durante a tramitação, o texto enfrentou resistência de setores como o do agronegócio, o que exigiu articulações e concessões por parte da base governista. Para viabilizar a proposta, o relator promoveu ajustes, como a manutenção de isenções para LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) e LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio), além da exclusão do trecho que previa aumento de tributos sobre as apostas esportivas.

Outro ponto importante do texto aprovado é a unificação da alíquota do Imposto de Renda sobre aplicações financeiras e juros sobre capital próprio em 18%. A equipe econômica aposta que, com as mudanças, será possível garantir uma fonte de receita relevante sem comprometer setores estratégicos da economia.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados