Fabiano Contarato é eleito presidente da CPI do Crime Organizado no Senado

O senador Fabiano Contarato (PT-ES) foi eleito presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado, instalada nesta terça-feira (4) no Senado. A votação foi apertada: Contarato recebeu seis votos, contra cinco do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), indicado pela oposição. O senador Alessandro Vieira (MDB-SE), autor do requerimento que criou o colegiado, foi escolhido relator.

A comissão foi criada em meio ao aumento da pressão política por respostas à atuação de facções criminosas no país, especialmente após a operação policial no Rio de Janeiro que deixou mais de cem mortos na semana passada. O grupo deve investigar a estrutura e a expansão de organizações como o Comando Vermelho (CV), o Primeiro Comando da Capital (PCC) e as milícias.

Em sua primeira fala após a eleição, Contarato destacou a necessidade de ações contínuas e coordenadas para o enfrentamento ao crime organizado e prestou homenagem a policiais mortos em operações recentes. O senador afirmou que o Estado deve retomar o controle de áreas dominadas por facções e investir em políticas sociais e de segurança.

A CPI contará com 11 membros titulares e sete suplentes, representando governo e oposição. O colegiado tem prazo inicial de 120 dias para concluir os trabalhos e propor medidas legislativas que fortaleçam o combate às organizações criminosas e suas redes de financiamento.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados