O fundador da Tesla e SpaceX, Elon Musk, voltou ao topo do ranking da Forbes como o homem mais rico do mundo em 2025, com um patrimônio estimado em trezentos e quarenta e dois bilhões de dólares. A lista, divulgada nesta terça-feira (1°), mostra que Musk ultrapassou o francês Bernard Arnault, dono do grupo LVMH, que havia liderado o ranking no ano anterior, mas agora ocupa a quinta posição, com cento e setenta e oito bilhões de dólares.
Em segundo e terceiro lugares estão Mark Zuckerberg, CEO da Meta (Facebook), e Jeff Bezos, fundador da Amazon, respectivamente. Apesar do domínio masculino no topo da lista, a presença feminina mais destacada aparece apenas na 15ª posição, ocupada pela norte-americana Alice Walton, herdeira do império Walmart, com um patrimônio de cento e um bilhões de dólares.
A lista da Forbes em 2025 reforça a concentração de riqueza nas mãos de magnatas da tecnologia e do setor de luxo. Enquanto Musk amplia sua fortuna com negócios espaciais e de inteligência artificial, outros bilionários tradicionais, como Arnault, veem suas posições oscilarem devido às mudanças no mercado global. A ausência de mulheres no top 10 continua sendo um reflexo das disparidades econômicas de gênero no mundo dos ultra-ricos.