A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (14) a sexta fase da Operação Overclean, que mira um esquema de fraudes envolvendo recursos públicos. Um dos alvos da ação foi o deputado federal Dal Barreto (União-BA), que foi abordado por agentes no aeroporto de Salvador. Durante a abordagem, o aparelho celular do parlamentar foi apreendido.
Além da ação no aeroporto, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na residência do deputado, localizada em Amargosa (BA), e em um posto de combustíveis ligado à sua família. A operação também incluiu o sequestro de bens e valores suspeitos de origem ilícita, como parte das medidas para interromper o funcionamento da organização investigada.
Segundo a Polícia Federal, a operação visa desarticular um grupo criminoso acusado de praticar crimes como fraude em licitações, desvio de verbas públicas, corrupção e lavagem de dinheiro. Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, além de uma medida cautelar alternativa à prisão, autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal.
As ordens judiciais foram executadas nas cidades de Salvador, Amargosa e Brasília. Os investigados podem responder por crimes como organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em contratos administrativos e lavagem de dinheiro.