O governo federal dos Estados Unidos entrou em paralisação à meia-noite desta quarta-feira (1º), após o Congresso não aprovar uma medida de financiamento. Os líderes democratas Hakeem Jeffries e Chuck Schumer responsabilizaram diretamente o presidente Donald Trump e o Partido Republicano pela interrupção das atividades.
Em comunicado, os democratas afirmaram que Trump e os republicanos “paralisaram o governo federal porque não querem proteger a saúde do povo americano”. Eles reforçaram que estão dispostos a buscar soluções bipartidárias, mas destacaram a necessidade de contar com parceiros confiáveis nas negociações.
Enquanto isso, líderes republicanos, como o presidente da Câmara, Mike Johnson, e o líder da maioria no Senado, John Thune, declararam que não pretendem retomar negociações até que o governo seja reaberto. O impasse marca a primeira paralisação do governo federal desde 2019.
O Senado deve votar novamente sobre o plano de financiamento proposto pelos republicanos, que pretendem apresentar a medida diariamente até que um número suficiente de democratas aceite o acordo. Até o momento, ambas as partes mantêm posições rígidas, sem ceder em concessões significativas.