Conselho de Ética aprova suspensão de Janones por três meses

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (15), a suspensão por 90 dias do deputado André Janones (Avante-MG), acusado de quebra de decoro parlamentar após se envolver em uma troca de ofensas com o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). A punição foi aprovada por maioria, com base no relatório do deputado Fausto Junior (União Brasil-AM).

A representação foi apresentada pelo PL, que apontou que os xingamentos de Janones extrapolaram os limites do debate político. A Mesa Diretora da Câmara, que endossou o pedido, classificou as expressões como “ultrajantes, de baixo calão e desonrosas”, e originalmente recomendava uma suspensão de seis meses.

Durante a sessão, Janones alegou não ter sido notificado com antecedência e afirmou ter sido alvo de agressões físicas por parlamentares do PL. “Comecei a levar socos, chutes e até apalpadelas. Está tudo gravado”, declarou. O deputado ainda acusou o presidente do Conselho de desrespeito ao direito de defesa.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) manifestou solidariedade e criticou o que chamou de “dois pesos e duas medidas” por parte do Conselho. “Quem reage a uma agressão também será punido?”, questionou.

Com a decisão, Janones ficará afastado das atividades parlamentares por três meses, sem direito a substituição, já que a punição não ultrapassa os 120 dias previstos pelo Regimento Interno da Câmara. O deputado pode recorrer da decisão à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, posteriormente, ao plenário da Casa.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados