CCJ inclui novas regras para impeachment de ministros do STF na pauta desta quarta

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado deve analisar nesta quarta-feira (10) o projeto que atualiza a Lei do Impeachment, incluindo mudanças sobre o procedimento aplicado a ministros do Supremo Tribunal Federal. A expectativa é que o relatório seja lido durante a reunião, mas que a votação fique para a próxima semana, após pedido de vista dos parlamentares.

O texto, que será protocolado antes da reunião, altera o quórum necessário para o início de um processo de afastamento de ministros do STF. A proposta abandona a previsão de maioria simples e estabelece que a abertura de julgamento só poderá ocorrer com o apoio de dois terços do Senado, o equivalente a pelo menos 54 votos.

A discussão ocorre após decisão recente de um ministro do Supremo que definiu que apenas a Procuradoria-Geral da República pode apresentar denúncias contra integrantes da Corte por crimes de responsabilidade. O posicionamento ainda será analisado pelo plenário do STF em sessão virtual prevista para o período entre 12 e 19 de dezembro.

O parecer também deve restringir quem pode solicitar o afastamento de autoridades, permitindo pedidos apresentados por partidos representados no Congresso, pela Ordem dos Advogados do Brasil, por entidades de classe e por iniciativa popular apoiada por 1% do eleitorado. Após análise na comissão, o projeto seguirá para votação no Plenário do Senado.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados