A Casa Branca afirmou nesta terça-feira (9) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está disposto a recorrer inclusive a meios militares para proteger a liberdade de expressão em todo o mundo. A declaração foi feita pela porta-voz Karoline Leavitt, em resposta a questionamentos sobre a possibilidade de condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“O presidente não tem medo de usar meios econômicos nem militares para proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo”, disse Leavitt. “A liberdade de expressão é a questão mais importante dos nossos tempos. O presidente Trump leva isso muito a sério, e por isso tomamos ações contra o Brasil.” Apesar do tom duro, a porta-voz ressaltou que, no momento, “não há nenhuma ação adicional” prevista contra o governo brasileiro. A embaixada dos EUA no Brasil compartilhou a fala nas redes sociais.
Contexto do julgamento
O ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus enfrentam julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, já votou pela condenação do grupo, apontado como núcleo central de uma organização criminosa que teria tentado manter Bolsonaro no poder e impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
As acusações somam até cinco crimes, e em caso de pena máxima acumulada, Bolsonaro pode ser condenado a até 43 anos de prisão. A manifestação da Casa Branca ocorre em meio ao acirramento das tensões diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, depois de sanções já impostas por Washington em resposta ao processo contra o ex-presidente.