O empresário Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, não declarou à Receita Federal um apartamento de luxo adquirido em Sunny Isles, na Flórida, no início de 2024. O imóvel, avaliado em cerca de US$ 610 mil, não consta na declaração de imposto de renda apresentada pelo lobista neste ano. Ele também omitiu empresas abertas fora do Brasil.
As informações fazem parte de documentos enviados pela Receita à CPMI do INSS, que investiga fraudes envolvendo descontos irregulares em benefícios de aposentados. As autoridades identificaram indícios de omissão patrimonial, o que pode configurar evasão fiscal, principalmente se houver movimentações financeiras internacionais não informadas.
Além do imóvel nos Estados Unidos, Antonio Antunes teria fundado, ao lado do filho, uma empresa na Flórida, e mantém ainda uma filial de sua companhia de cannabis medicinal naquele país. Nenhuma dessas empresas foi declarada no documento fiscal apresentado em 2025. A Receita também aponta que o empresário declarou grandes quantias em dinheiro vivo e outros bens de alto valor.
O patrimônio de Antunes cresceu mais de 5.800% entre 2021 e 2024, chegando a R$ 9,5 milhões, segundo os dados apurados. O aumento coincide com o período de atuação do esquema investigado na chamada “Farra do INSS”, em que ele figura como um dos principais alvos da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal.