Brasil mantém desempenho negativo em ranking global de percepção da corrupção

O Brasil registrou em 2025 sua segunda pior pontuação histórica no Índice de Percepção da Corrupção (IPC), elaborado pela Transparência Internacional. O país alcançou 35 pontos em uma escala de 0 a 100 e ficou na 107ª colocação entre 182 países e territórios analisados.

Apesar de uma leve melhora em relação a 2024, quando marcou 34 pontos, a organização avaliou que a variação não representa avanço relevante e indica estagnação. O resultado manteve o Brasil abaixo da média mundial e também da média das Américas, ambas fixadas em 42 pontos.

O levantamento aponta que o índice se baseia na avaliação de especialistas, pesquisadores e executivos sobre a percepção de corrupção no setor público, a partir de diversas fontes independentes. No caso brasileiro, foram considerados oito indicadores, número igual ao do ano anterior.

Além do ranking, a Transparência Internacional divulgou uma análise qualitativa sobre 2025, que apontou avanço da infiltração do crime organizado no Estado, especialmente por meio de práticas corruptas no sistema financeiro e na advocacia, ao mesmo tempo em que destacou melhorias no uso de inteligência financeira para combater esquemas de lavagem de dinheiro.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados