Audiência pública na CMN discute conscientização para a causa autista 

Para discutir a conscientização para a causa autista na capital potiguar, a Câmara Municipal de Natal realizou nesta quinta-feira (03), por iniciativa do vereador Daniel Santiago (PP), uma audiência pública que contou com a participação de autoridades das esferas municipal e estadual, representantes de entidades que defendem a inclusão efetiva e a assistência de pessoas com dificuldades no neurodesenvolvimento e integrantes de movimentos sociais organizados. A vereadora Thabatta Pimenta (PSOL) e os vereadores Herbert Sena (PV), Irapoã Nóbrega (Republicanos), Cleiton da Policlínica (PSDB) e João Batista Torres (DC) também estiveram presentes na audiência. 
 
O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo (02 de abril) foi estabelecido em 2007 pelas Nações Unidas e, desde então, vem sendo celebrado como forma de aumentar a conscientização relacionada a todos os aspectos do transtorno do espectro do autismo (TEA). Pessoas autistas enfrentam discriminação e barreiras em todos os setores da sociedade – nos sistemas de saúde e de assistência social, na educação, no emprego e em vários outros. É crucial que indivíduos com autismo, suas famílias e seus cuidadores, possam ter acesso a informações personalizadas, orientação e apoio para superar esses obstáculos, bem como oportunidades para explorar os seus interesses, desenvolver competências e construir amizades para uma vida plena.

Ao fazer uso da palavra, o vereador Daniel Santiago fez um balanço positivo da audiência. “Estou muito satisfeito e grato pela participação de todos, haja vista que é uma demanda importante da sociedade. Mas precisamos ir além dessa audiência, que defendeu que a conscientização para a causa autista esteja presente nos 365 dias do ano. Dito isso, essa consciência precisa fazer parte do dia a dia da gestão pública, em qualquer instância, o que é fundamental para a formatação de políticas que melhorem a qualidade de vida das pessoas com autismo e seus familiares”, pontuou.

O secretário de Educação de Natal, Aldo Fernandes, falou sobre as ações desenvolvidas por sua pasta. “O foco é a ampliação da nossa rede e abertura do processo licitatório para aquisição de mobiliários para nossos estudantes atípicos, inclusive estamos conhecendo exemplos de sucesso na causa para aplicarmos em Natal. Ressalto, também, a determinação da gestão municipal de criar um comitê com a participação de todas as secretarias, a fim de unir esforços para que a gente possa amadurecer e construir esse novo caminho, que é o respeito e a inclusão”.

Na sequência, a secretária-adjunta de Saúde de Natal, Sandra Raíssa, explicou que o apoio às pessoas com TEA envolve toda rede de saúde do município. “Para começar, o paciente precisa de um diagnóstico e muitas vezes procura a atenção básica, o médico clínico. E aí já passa à atenção especializada, porque são necessárias algumas visões específicas para fechar o diagnóstico e desassociar de algumas comorbidades. Faz-se necessário lembrar que o tratamento é contínuo e envolve psicólogos, terapeutas ocupacionais e a própria família. É um tratamento que não tem alta, não tem fim. O indivíduo vai precisar de assistência e cuidado a vida toda: na infância, adolescência e fase adulta”, disse ela.

Representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, a deputada estadual Cristiane Dantas (SDD) destacou a necessidade de um olhar empático para que seja possível o acolhimento e o respeito aos direitos das pessoas com TEA. “Trata-se de simplesmente se humanizar, se colocar no lugar do outro e agir como gostaria que agissem com você. Então, desde a infância temos que incentivar o respeito e a boa convivência. Existe um número maior de pessoas com autismo na sociedade e precisamos estar comprometidos na construção de uma sociedade justa e acolhedora”.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados