O brasileiro Alison dos Santos, conhecido como Piu, garantiu a medalha de prata na final dos 400 metros com barreiras do Mundial de Atletismo de Tóquio, realizada nesta sexta-feira (19). Aos 25 anos, o atleta, que já tem dois bronzes olímpicos e foi campeão mundial da prova em 2022, completou a decisão em 46s84, ficando atrás apenas do norte-americano Rai Benjamin, vencedor com 46s52. O catariano Abderrahman Samba fechou o pódio com o tempo de 47s06.
Por alguns minutos, o sonho do bicampeonato mundial chegou a se tornar realidade para Piu. Isso porque Benjamin foi inicialmente desclassificado por supostamente derrubar uma barreira de forma irregular. A decisão, no entanto, foi revertida após recurso da delegação americana junto à World Athletics. Países como Brasil, Nigéria e Catar também entraram com apelações, mas não obtiveram êxito.
Mesmo sem repetir o feito de 2022, o resultado foi recebido com entusiasmo pelo brasileiro, que encerra a competição com mais uma medalha importante em sua carreira.
A conquista ganha ainda mais destaque considerando as dificuldades enfrentadas na semifinal. Na última quarta-feira (17), Piu tocou em uma das barreiras e avançou à decisão apenas com o oitavo melhor tempo, de 48s16. Mesmo assim, mostrou força na final, arrancou na última curva e cruzou a linha em segundo lugar, confirmando mais uma medalha em sua vitoriosa carreira.