A Airbus ordenou, nesta sexta-feira (28), a implantação imediata de uma atualização de software em milhares de aeronaves da família A320. A medida, segundo fontes do setor, pode atingir cerca de 6 mil jatos, mais da metade da frota mundial do modelo mais vendido da fabricante.
A decisão foi tomada após um incidente recente revelar que níveis elevados de radiação solar podem comprometer dados essenciais para o sistema de controle de voo. A empresa reconheceu que o ajuste pode provocar paralisações temporárias de aeronaves e impactar operações em plena alta temporada de viagens.
A expectativa é que a Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) publique uma diretriz emergencial para orientar as companhias. Em muitos casos, as empresas deverão reinstalar uma versão anterior do software, o que deve exigir interrupções curtas. No entanto, centenas de jatos podem precisar de trocas de hardware, o que ampliaria o tempo fora de serviço.
O alerta ganhou força após um voo da JetBlue, que seguia de Cancún para Newark, desviar para Tampa, na Flórida, em 30 de outubro. Passageiros foram hospitalizados após uma queda súbita de altitude provocada por falha de controle. A Airbus estima que há mais de 11,3 mil aeronaves da família A320 em operação atualmente, incluindo 6.440 unidades do modelo A320.






