O jornalista Don Lemon, ex-apresentador de uma rede internacional de televisão dos Estados Unidos, foi preso na noite de quinta-feira (29) durante um protesto contra a atuação do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas (ICE), no estado de Minnesota. A manifestação ocorreu dentro de uma igreja localizada na cidade de St. Paul.
Segundo o próprio Lemon, ele estava no local exercendo atividade jornalística no momento da ação policial. O comunicador afirmou que acompanhava o protesto como parte de uma cobertura, observando a mobilização e conversando com participantes e representantes da igreja onde o ato aconteceu.
A manifestação interrompeu um culto religioso realizado em um templo cujo pastor também atua como agente do ICE. Durante o protesto, manifestantes entoaram palavras de ordem contrárias à atuação da imigração na região. O governo federal tentou responsabilizar judicialmente oito pessoas envolvidas no episódio, mas um juiz deixou o nome de Lemon fora do processo.
Atualmente atuando de forma independente em plataformas digitais, o jornalista deixou a televisão em 2023 e passou a produzir conteúdo próprio. Minnesota tem registrado, nas últimas semanas, uma série de protestos contra ações do ICE, intensificados após a morte de dois cidadãos americanos durante abordagens relacionadas à política migratória.





