O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou nesta segunda-feira (19) que países europeus não deveriam adotar medidas de retaliação diante das ações norte-americanas relacionadas à Groenlândia. Segundo ele, uma resposta comercial por parte da Europa seria uma decisão arriscada.
A declaração foi dada durante compromissos oficiais na Suíça, onde Bessent participa de eventos ligados à economia global. Ele também disse que as intenções do presidente Donald Trump em relação à Groenlândia devem ser levadas a sério, destacando que há negociações em curso entre os países envolvidos.
No último sábado (17), o governo dos Estados Unidos anunciou a aplicação de uma tarifa de 10% sobre produtos de países europeus que participaram de exercícios militares na Groenlândia. A medida atinge membros da Otan como Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Finlândia, com início previsto para 1º de fevereiro.
De acordo com o anúncio, a tarifa poderá subir para 25% a partir de junho caso não haja um acordo envolvendo a aquisição do território. Autoridades europeias avaliam possíveis respostas, enquanto um pacote de contramedidas comerciais da União Europeia pode entrar em vigor no início de fevereiro se não houver entendimento entre as partes.






