Morre aos 73 anos Raul Jungmann, ex-ministro da Segurança Pública

Morreu neste domingo (18), em Brasília, aos 73 anos, o ex-ministro Raul Jungmann. A informação foi confirmada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), entidade da qual ele era diretor-presidente desde 2022. Jungmann enfrentava um câncer no pâncreas e estava internado desde sábado (17).

Com trajetória marcada por forte atuação na política nacional, Raul Jungmann foi deputado federal por três mandatos e ocupou quatro vezes cargos de ministro. No governo Fernando Henrique Cardoso, comandou o Ministério do Desenvolvimento Agrário e de Políticas Fundiárias. Já durante a gestão Michel Temer, esteve à frente do Ministério da Defesa e, em 2018, tornou-se o primeiro ministro da Segurança Pública do Brasil.

À frente da Segurança Pública, Jungmann coordenou ações estratégicas em um período de forte crise na área, incluindo operações autorizadas por decretos de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que permitiram o emprego das Forças Armadas em estados com graves problemas de segurança.

Na vida partidária, iniciou sua militância no antigo Partido Comunista Brasileiro (PCB). Foi filiado ao MDB entre 1972 e 1994, integrou o PPS até 2001, passou pelo PMDB e retornou ao PPS em 2003, legenda na qual permaneceu até 2018. Também foi vereador do Recife e presidente do Ibama.

Raul Jungmann deixa dois filhos e uma neta. O velório e a cremação ocorrerão em cerimônia reservada a familiares e amigos, em Brasília.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados