Os presidentes dos países do Mercosul vão se reunir no sábado (16), em Assunção, no Paraguai, para a assinatura do acordo de livre comércio com a União Europeia. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não participará do encontro, e o Brasil será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
A presidência do Paraguai, que ocupa atualmente a chefia do Mercosul, confirmou as presenças do presidente paraguaio, Santiago Peña, do argentino Javier Milei e do uruguaio Yamandú Orsi. A cerimônia marca a conclusão formal do tratado negociado entre os blocos ao longo de mais de duas décadas.
Antes da assinatura, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, cumpre agenda no Brasil, onde se reúne com Lula na sexta-feira (15), no Rio de Janeiro. O encontro ocorre às vésperas da formalização do acordo e faz parte da articulação diplomática entre o governo brasileiro e a União Europeia.
Após 26 anos de negociações, o acordo Mercosul–UE prevê a criação de uma zona de livre comércio com cerca de 720 milhões de habitantes e um Produto Interno Bruto combinado de aproximadamente US$ 22 trilhões. Para entrar em vigor, o tratado ainda precisará ser aprovado pelo Parlamento Europeu e pelos Legislativos dos países do Mercosul.






