Acordo Mercosul–UE será assinado no Paraguai sem a presença de Lula

Os presidentes dos países do Mercosul vão se reunir no sábado (16), em Assunção, no Paraguai, para a assinatura do acordo de livre comércio com a União Europeia. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não participará do encontro, e o Brasil será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

A presidência do Paraguai, que ocupa atualmente a chefia do Mercosul, confirmou as presenças do presidente paraguaio, Santiago Peña, do argentino Javier Milei e do uruguaio Yamandú Orsi. A cerimônia marca a conclusão formal do tratado negociado entre os blocos ao longo de mais de duas décadas.

Antes da assinatura, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, cumpre agenda no Brasil, onde se reúne com Lula na sexta-feira (15), no Rio de Janeiro. O encontro ocorre às vésperas da formalização do acordo e faz parte da articulação diplomática entre o governo brasileiro e a União Europeia.

Após 26 anos de negociações, o acordo Mercosul–UE prevê a criação de uma zona de livre comércio com cerca de 720 milhões de habitantes e um Produto Interno Bruto combinado de aproximadamente US$ 22 trilhões. Para entrar em vigor, o tratado ainda precisará ser aprovado pelo Parlamento Europeu e pelos Legislativos dos países do Mercosul.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados