O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que um avião da Venezuela pousará nesta sexta-feira (9) no Aeroporto Internacional de Guarulhos para coletar doações do Brasil. Serão enviados medicamentos e insumos voltados ao tratamento de pacientes que fazem diálise.
A iniciativa busca atender cerca de 16 mil pacientes venezuelanos que tiveram o tratamento prejudicado após a destruição de um centro de distribuição de insumos no país vizinho, durante uma ação militar dos Estados Unidos. Segundo Padilha, toda a operação foi organizada com o apoio da Organização Mundial da Saúde e não afetará os atendimentos do SUS no Brasil.
Ao todo, 300 toneladas de materiais foram reunidas em galpão do Ministério da Saúde, incluindo doações de hospitais universitários e filantrópicos. O ministro ressaltou que a ação representa solidariedade sanitária entre países latino-americanos, reforçando a cooperação entre Brasil e Venezuela.
Padilha também enviou carta à ministra da Saúde venezuelana, Magaly Gutiérrez, reforçando o compromisso de apoio contínuo e destacando que o gesto é uma retribuição à ajuda da Venezuela ao Brasil durante a pandemia de Covid-19, quando o país doou oxigênio para regiões críticas do sistema de saúde brasileiro.





