Dezenas de agricultores franceses realizaram um protesto nesta sexta-feira (19) em frente à residência de praia do presidente Emmanuel Macron, na cidade de Le Touquet, no norte da França. O grupo despejou esterco, pneus e outros materiais como forma de protesto contra o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul.
Durante a manifestação, os produtores rurais também colocaram um caixão simbólico com mensagens contrárias ao tratado. A área permaneceu sob forte esquema de segurança, com presença policial para conter possíveis confrontos e monitorar o ato.
O protesto ocorreu um dia após uma grande mobilização de agricultores europeus em Bruxelas, que reuniu milhares de manifestantes contrários ao acordo. Mesmo após o anúncio do adiamento da assinatura do tratado para janeiro, os agricultores mantiveram a mobilização.
Produtores franceses alegam que o acordo pode prejudicar o setor agrícola europeu, ao permitir a entrada de produtos sul-americanos considerados mais baratos e produzidos sob regras menos rigorosas. A pressão da França e de outros países levou ao adiamento da formalização do tratado, inicialmente prevista para dezembro.





