Um oficial dos Estados Unidos afirmou que a Ucrânia já concordou com os termos principais de um acordo para encerrar a guerra com a Rússia, restando apenas “detalhes menores” antes da conclusão. A declaração foi feita enquanto delegações americanas e russas se reuniam em Abu Dhabi para tratar da proposta defendida pelo governo Trump.
Apesar do avanço apontado pelos EUA, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky declarou que ainda há etapas importantes a serem discutidas. Em mensagem publicada no X, ele disse ver “muitas perspectivas para um caminho de paz”, mas destacou que o processo continua em andamento.
O secretário de Segurança Nacional da Ucrânia, Rustem Umerov, também confirmou que houve alinhamento entre as delegações após encontros em Genebra. Ele afirmou que Kiev espera contar com apoio europeu e que Zelensky deve viajar aos Estados Unidos para tratar diretamente dos ajustes finais com o presidente Donald Trump.
Enquanto isso, o porta-voz do secretário do Exército dos EUA, Jeff Tolbert, disse que as conversas com autoridades russas em Abu Dhabi seguem de forma positiva. Segundo ele, ambas as delegações permanecem otimistas quanto ao avanço de um acordo.





