Criada frente parlamentar na Câmara de Natal para discutir mercado imobiliário

A Câmara Municipal de Natal instalou, nesta quinta-feira (13), a Frente Parlamentar em Defesa do Mercado Imobiliário, proposta e presidida pelo vereador Kleber Fernandes (Republicanos). O evento reuniu entidades, representantes e lideranças do setor imobiliário com o objetivo de fortalecer o diálogo com o poder público e construir, de forma conjunta, soluções para impulsionar o desenvolvimento urbano e econômico da capital potiguar. O colegiado será formado pelos vereadores Kleber Fernandes (Republicanos), presidente, Aldo Clemente (PSDB), vice-presidente, Eriko Jácome (PP), membro, e Irapoã Nóbrega (Republicanos), membro.

Na oportunidade, foram apresentados os objetivos iniciais da Frente, que nasce com a missão de promover o debate qualificado sobre temas estratégicos para o crescimento da cidade, como segurança jurídica, desburocratização dos processos urbanísticos, desenvolvimento imobiliário sustentável, estímulo a novos investimentos e aprimoramento do ambiente de negócios.

“Realizamos hoje a instalação oficial no Legislativo natalense de um grupo temático que vai propor soluções para temas ligados ao mercado imobiliário e à construção civil do município, com participação de diversas instituições e profissionais do setor. A partir de agora, haverá reuniões mensais para discutir perspectivas, desafios, legislação e estreitar o diálogo com a Prefeitura de Natal, incluindo secretarias e outros órgãos”, informou o vereador Kleber Fernandes.

O coordenador da Câmara de Engenharia Civil do CREA-RN, Jorian Morais, disse que a gestão pública define as diretrizes de desenvolvimento da cidade. “Os profissionais de engenharia registrados em nossa instituição estão prontos para atuar em todas as construções. A cidade apresenta vários problemas estruturais em áreas como a Ribeira e Cidade Alta, além de obras irregulares. Diante de tantos desafios, temos a necessidade de diálogo entre o conselho e o setor público para garantir a segurança e a qualidade das obras, evitando situações lamentáveis como desabamentos”.

Em seguida, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Rio Grande do Norte (SINDUSCON/RN), Sérgio Azevedo, afirmou que a modernização do Plano Diretor de Natal foi benéfica para o município. “Ao permitir o adensamento e a construção de empreendimentos, o plano aumentou significativamente a arrecadação de IPTU da cidade. Esse aumento nos impostos beneficia a sociedade, gerando recursos para a prefeitura e impulsionando a criação de empregos e o comércio local. Os impostos gerados pelo mercado imobiliário são utilizados, inclusive, para ajudar a sustentar a máquina pública”.

Por sua vez, o vice-presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RN), Luis Dias, ressaltou a importância de aproximar a Câmara Municipal da realidade do mercado imobiliário. “Acredito que essa Frente Parlamentar estabelecerá uma nova relação com os corretores de imóveis e permitirá entender melhor as demandas do setor no sentido de ajustar as leis. Os corretores são fundamentais para o bom ordenamento do município, pois atuam na administração de imóveis existentes, além de impulsionar novas construções”, explicou.

Construção civil se destaca na geração de empregos

O setor da construção civil segue como um dos protagonistas da economia do Rio Grande do Norte. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), referentes a maio de 2025, apontam a criação de 2.626 empregos formais no estado apenas nos cinco primeiros meses do ano, colocando o RN na quarta posição no Nordeste em geração de vagas, atrás de Bahia, Pernambuco e Ceará.

Este bom desempenho é resultado, segundo especialistas, do avanço de obras públicas de infraestrutura, de novos investimentos privados no mercado imobiliário e da reativação de projetos paralisados desde a pandemia. Entre as cidades potiguares, Natal se destaca, concentrando quase 45% das novas vagas, com 1.172 postos de trabalho gerados. Já Mossoró respondeu por 21% do total, somando 541 empregos no setor.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados