A base governista na CPI mista do INSS conseguiu barrar, nesta quinta-feira (16), o pedido de convocação de José Ferreira da Silva, conhecido como “Frei Chico”, irmão do presidente Lula e vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi). O requerimento foi rejeitado por 19 votos a 11.
O Sindnapi está entre as entidades investigadas por supostas fraudes em descontos aplicados nos benefícios de aposentados e pensionistas. A Polícia Federal realizou uma operação recente que resultou no bloqueio de R$ 390 milhões em bens da entidade. Embora seja dirigente do sindicato, Frei Chico não é formalmente investigado.
Além de impedir a convocação do irmão do presidente, a base governista também conseguiu retirar de pauta os pedidos de quebra de sigilo bancário, fiscal e telefônico do ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi, que deixou o cargo após o início das investigações sobre os desvios no INSS.
Durante a sessão, a comissão também aprovou novas convocações, incluindo pessoas ligadas a Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, apontado como figura central no esquema investigado. O grupo busca esclarecer a participação de empresas e indivíduos acusados de facilitar o repasse irregular de recursos.