Alcolumbre adia sessão do Congresso que votaria vetos de Lula à Lei de Licenciamento Ambiental

A sessão do Congresso Nacional que votaria os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Lei Geral do Licenciamento Ambiental foi adiada nesta quinta-feira (16). A decisão partiu do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), após solicitação da liderança do governo no Legislativo.

A Lei nº 15.190, sancionada por Lula, teve 63 trechos vetados. Esses vetos tratam de pontos considerados sensíveis, como a dispensa e simplificação do licenciamento ambiental, além das responsabilidades dos entes federativos no processo. A nova data para a sessão ainda não foi definida, mas há expectativa de que o Congresso tente derrubar parte desses vetos.

O governo federal justificou os vetos com base em diretrizes como a preservação do meio ambiente, respeito aos direitos de comunidades tradicionais, segurança jurídica para investidores e agilidade no licenciamento sem prejuízo à qualidade ambiental.

Entre os trechos barrados, um dos mais relevantes foi o que limitava a participação de indígenas e quilombolas nos processos de licenciamento. A exclusão desse item garantiu que comunidades reconhecidas oficialmente possam ser ouvidas em empreendimentos que afetem seus territórios.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados