Presidente de Madagascar deixa o país após apoio militar a protestos liderados por jovens

O presidente de Madagascar, Andry Rajoelina, deixou o país no domingo (12) em meio a uma intensa onda de protestos liderados pela Geração Z e ao apoio de setores das Forças Armadas ao movimento. A situação política se agravou após militares desertarem e se unirem às manifestações, que vinham sendo realizadas desde setembro nas ruas da capital, Antananarivo.

A mobilização, que acompanha um movimento global de engajamento político da juventude, ganhou força quando tropas militares se alinharam aos manifestantes e anunciaram o controle das Forças Armadas. Em resposta, milhares de jovens tomaram as ruas da capital para comemorar o que consideram uma vitória popular contra o governo.

Com a ausência do presidente, o comando do país será assumido interinamente pelo presidente do Senado, como prevê a legislação local. No entanto, a liderança anterior da casa foi removida nesta segunda-feira (13), e Jean André Ndremanjary foi indicado para ocupar o cargo temporariamente, segundo comunicado oficial.

Os militares anunciaram que todas as ordens das forças terrestres, aéreas e marítimas passarão a ser coordenadas a partir do quartel-general do CAPSAT. O governo, por sua vez, afirmou em nota nas redes sociais que estava enfrentando uma tentativa de tomada de poder e que a solução para a crise deveria ser encontrada por meio do diálogo.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados