Homem será indenizado após ter conta bloqueada por dívida de IPTU que não era sua

Um morador de Natal deverá receber R$ 3 mil de indenização por danos morais após ter a conta bancária bloqueada por mais de 100 dias por uma dívida de IPTU e taxa de lixo de imóveis que não lhe pertenciam. A decisão é do 4° Juizado da Fazenda Pública da Comarca de Natal, que reconheceu o erro da Prefeitura ao incluir o nome do cidadão em uma execução fiscal indevida.

O caso teve início quando o município solicitou judicialmente o bloqueio de valores do homem, apontando débitos relacionados a imóveis localizados no bairro Cidade Nova, na Zona Oeste da capital. No entanto, ele comprovou não ter qualquer vínculo com os bens em questão, nem com os tributos cobrados.

Durante o processo, o autor relatou ter sido surpreendido com a retenção de R$ 5.552,44 em sua conta bancária, valor que permaneceu bloqueado por mais de três meses. Mesmo após a exclusão de seu nome da dívida ativa, a Prefeitura alegou que não houve dano moral, sustentando que os transtornos vividos seriam meros aborrecimentos.

Na sentença, o juiz entendeu que houve falha grave por parte do ente público, uma vez que o bloqueio afetou diretamente a subsistência do cidadão. Para o magistrado, ficou claro o prejuízo à dignidade e estabilidade financeira do autor, configurando responsabilidade objetiva do município e justificando a compensação por danos morais.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados