Cessar-fogo entra em vigor em Gaza com previsão de recuo parcial das tropas israelenses

A Faixa de Gaza amanheceu nesta sexta-feira (10) sob um cessar-fogo entre Israel e o Hamas, após a aprovação da primeira fase de um acordo que busca encerrar meses de conflito na região. O plano prevê que as forças israelenses recuem gradualmente no território palestino, reduzindo a ocupação militar nas próximas 24 horas.

Segundo informações contidas no documento aprovado pelo governo israelense, os militares devem se retirar da Cidade de Gaza e do Corredor de Netzarim, mas ainda permanecerão em cerca de 53% da área total da Faixa. O cessar-fogo foi anunciado após uma série de ataques registrados pouco antes da trégua, que resultaram em novas vítimas civis.

Para garantir o cumprimento do acordo, os Estados Unidos devem enviar cerca de 200 militares que atuarão na supervisão da implementação, junto a representantes do Egito, Catar, Turquia e Emirados Árabes Unidos. As tropas não entrarão em Gaza e estarão sob comando do almirante Brad Cooper, responsável por monitorar e relatar eventuais violações.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a libertação dos reféns mantidos pelo Hamas deve ocorrer entre segunda (13) e terça-feira (14). Ele também declarou intenção de visitar o Oriente Médio para participar de eventos que celebrem o acordo, destacando a esperança de que a trégua marque o início de um período de paz duradoura na região.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados