Senado enterra PEC da Blindagem após rejeição unânime na CCJ

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado rejeitou por unanimidade, nesta quarta-feira (24), a chamada PEC da Blindagem. A proposta buscava ampliar a proteção judicial de parlamentares, restringindo a possibilidade de abertura de processos criminais e aumentando o foro privilegiado para presidentes de partidos com assento no Congresso Nacional.

Com a decisão unânime, a proposta não poderá ser levada ao plenário principal do Senado, conforme as regras internas da Casa. A votação ocorreu uma semana após a CCJ receber o texto aprovado pela Câmara dos Deputados e foi acelerada em meio à intensa pressão popular e críticas de entidades da sociedade civil.

A PEC previa mudanças significativas na legislação, como a exigência de aval prévio do Congresso para abertura de ações criminais contra parlamentares, a exclusividade do Supremo Tribunal Federal para expedir medidas cautelares contra eles e a ampliação do foro privilegiado a dirigentes partidários.

No último domingo (21), manifestações contrárias à proposta ocorreram em todas as capitais do país, com grande adesão em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Diversas organizações ligadas à transparência pública também repudiaram a proposta, classificando-a como um retrocesso democrático e um enfraquecimento dos mecanismos de responsabilização de autoridades.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados