Quatro pessoas morreram na queda de um avião de pequeno porte na zona rural de Aquidauana, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, na noite de terça-feira (23). Entre as vítimas estão o arquiteto chinês Kongjian Yu, considerado um dos maiores do mundo, e os cineastas brasileiros Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Jr. O piloto e proprietário da aeronave, Marcelo Pereira de Barros, também não resistiu.
O acidente aconteceu na área da Fazenda Barra Mansa, ponto turístico conhecido por receber visitantes nacionais e estrangeiros e que já serviu de locação para a novela “Pantanal”. As circunstâncias da queda ainda serão investigadas pelas autoridades.
Kongjian Yu era professor da Universidade de Pequim e diretor do escritório Turenscape, referência mundial em arquitetura paisagística. Ele se destacou pelo conceito inovador das chamadas “cidades-esponja”, voltadas para absorver grandes volumes de água em centros urbanos. O arquiteto estava no Brasil para a Bienal de Arquitetura e viajou ao Pantanal para conhecer a região.
Além de ser consultor do governo chinês, Kongjian Yu projetou obras em mais de 70 cidades ao redor do mundo. Já o piloto Marcelo Pereira de Barros, morador de Aquidauana, era proprietário da aeronave e atuava no serviço de táxi aéreo. Ele deixa dois filhos.