O governo dos Estados Unidos anunciou que os novos solicitantes do visto H-1B terão de pagar uma taxa de US$ 100 mil (aproximadamente R$ 532 mil) como parte do processo de obtenção da permissão de trabalho no país. O valor será um pagamento único, não recorrente, e se aplica apenas às primeiras solicitações.
O visto H-1B é destinado a trabalhadores estrangeiros com qualificações específicas, como cientistas, engenheiros e programadores de informática. A autorização permite que profissionais atuem nos EUA por períodos de três a seis anos, dependendo do contrato com o empregador patrocinador.
A medida tem como objetivo restringir o número de novos vistos concedidos e ajustar o uso do programa H-1B, que atrai grande número de profissionais de países como Índia e China. No ano passado, 71% dos vistos H-1B foram concedidos a indianos, enquanto cidadãos chineses representaram 11,7% dos aprovados.
Além da taxa, o governo planeja estabelecer novos critérios salariais para os candidatos, buscando limitar a utilização indiscriminada do programa. A iniciativa integra uma série de ações voltadas a controlar a presença de trabalhadores estrangeiros altamente qualificados nos Estados Unidos.