O corregedor da Câmara dos Deputados, Diego Coronel (PSD-BA), decidiu aplicar penalidades aos parlamentares de oposição que invadiram o plenário da Casa em agosto. A recomendação, oficializada nesta sexta-feira, será agora avaliada pela Mesa Diretora, que pode acatar ou não a decisão do corregedor.
Ao todo, 14 deputados de três partidos diferentes estão na lista dos possíveis punidos. Entre os nomes mais conhecidos estão Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder da bancada; Nikolas Ferreira (PL-MG); Júlia Zanatta (PL-SC); Bia Kicis (PL-DF) e Carlos Jordy (PL-RJ). A maioria deve receber censura escrita, além de suspensão automática caso repitam ações semelhantes.
Destaque para Marcos Pollon (PL-MS), que poderá ser suspenso por quatro meses imediatamente, após ter ocupado a cadeira de outro parlamentar e proferido xingamentos contra o presidente da Câmara. Outros dois deputados, Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Zé Trovão (PL-SP), foram indicados para suspensão de um mês.
Agora, a Mesa Diretora da Câmara analisará as recomendações da Corregedoria para definir quais medidas serão adotadas oficialmente. A decisão final pode influenciar o clima político no Legislativo nas próximas semanas.