O Ministério Público do Rio Grande do Norte denunciou Lucas Vinícius do Vale Lopes, de 23 anos, pelo acidente que resultou na morte do motociclista José Martins Veras Neto, de 59 anos, em Mossoró. Segundo a denúncia, o motorista dirigia em velocidade muito acima do permitido na Avenida Abel Coelho, no bairro Abolição III, onde o limite é de 60 km/h. A acusação é de homicídio simples, com dolo eventual — quando se assume o risco de matar.
Imagens de câmeras de segurança anexadas ao inquérito mostram o momento em que o carro atinge a traseira da motocicleta, lançando a vítima à distância. Laudos periciais confirmaram que os danos nos veículos e as lesões no corpo da vítima foram causados por um impacto de alta energia, compatível com velocidades entre 103 km/h e 120 km/h. José Martins morreu ainda no local.
Testemunhas relataram que Lucas havia consumido bebida alcoólica na noite anterior em um restaurante da cidade. Policiais que atenderam à ocorrência disseram que o jovem apresentava sinais claros de embriaguez, como sonolência, olhos vermelhos e hálito etílico. Um dos agentes chegou a afirmar que o condutor “parecia um zumbi”.
O acidente aconteceu em 22 de março, quando José Martins saía para arrecadar alimentos em favor da Apae, instituição onde atuava como voluntário. Após o impacto, o carro arrastou a moto por mais de 20 metros. O motorista foi preso em flagrante, mas liberado após pagar fiança. Agora, o processo tramita na 1ª Vara Criminal de Mossoró e pode ir a júri, caso a denúncia seja aceita pelo juiz responsável.