Câmara aprova PEC da Blindagem com ampla maioria e votação segue para o Senado

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (16), em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) conhecida como “PEC da Blindagem”, que amplia garantias judiciais para parlamentares. O texto-base recebeu 353 votos a favor e 134 contrários no primeiro turno, além de uma abstenção. No segundo turno, o placar foi de 344 votos favoráveis e 133 contrários, número bem acima dos 308 necessários.

A proposta altera regras sobre foro privilegiado, abertura de processos e medidas cautelares contra deputados, senadores e presidentes de partidos. Entre os pontos mais polêmicos está a possibilidade de que a prisão em flagrante de parlamentares, quando determinada pela Justiça, passe a ser analisada em votação secreta no Congresso.

A votação revelou divisão entre as legendas. O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, apoiou integralmente o texto, com 83 votos favoráveis. Republicanos e PRD também votaram em bloco a favor. Já partidos como PSOL e PCdoB rejeitaram a PEC de forma unânime, enquanto o PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, registrou 12 votos favoráveis no primeiro turno, apesar da maioria da bancada ter se posicionado contra.

A aprovação foi articulada em meio a tensões políticas e protestos da oposição ligados à prisão domiciliar de Bolsonaro. Agora, após a análise de destaques que podem ajustar trechos da proposta, o texto seguirá para apreciação do Senado, onde também precisará ser aprovado em dois turnos para entrar em vigor.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados