Uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou que a carga tributária elevada continua sendo o principal entrave para o desenvolvimento empresarial no Brasil. Para 70% dos empresários ouvidos, os impostos pesam mais que qualquer outro fator no chamado “Custo Brasil”.
O estudo revelou ainda que 77% dos entrevistados acreditam que os custos adicionais impostos por essas barreiras acabam repassados ao consumidor final, encarecendo produtos e serviços. A pesquisa busca identificar os principais pontos que dificultam a competitividade do setor produtivo.
Entre os demais desafios citados pelos empresários estão a falta de profissionais qualificados (62%), a dificuldade de acesso ao crédito (27%) e a insegurança jurídica (24%). Também foram lembrados itens como inovação, infraestrutura precária e baixa integração com o mercado internacional.
Com o objetivo de ampliar o debate e propor soluções, a CNI lançou uma campanha nacional nesta segunda-feira (15). A iniciativa quer mostrar como os gargalos estruturais impactam o dia a dia da economia brasileira e dificultam o crescimento sustentável do país.